É uma comunidade de pescadores, com aproximadamente 400 famílias, a qual tem o importante papel de ligar várias comunidades, por terra e por água, através de seu pequeno porto e que enfrenta a erosão marítima. Distante 78,1 km da sede do município com acesso, todo pavimentado, pelas rodovias PA 127 e PA 430. Atualmente, o vilarejo do 40 do Mocooca é composto por cinco ruas principais e paralelas ao braço de rio/mar, que passa em frente à comunidade, identificado pelos moradores como “Furo do 40”. Dessas ruas, a principal e mais larga é a que dava acesso circulando a comunidade pela frente, chegando até o porto. Sendo desse modo até 2015 quando finalizava a PA 430. Com o efeito da erosão marinha, esta via, praticamente não existe mais. Essas ruas principais são atravessadas por outras 5 ruas menores, mas sem nome, formando o pequeno vilarejo do 40 do Mocooca.

Infraestrutura de apoio a comunidade – A Vila tem fornecimento de energia elétrica mantido pela Equatorial Energia. Unidade de Saúde da Família 40 do Mocooca. EMEIF – Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (Jarbas Passarinho).

Atividade Pesqueira – A pesca artesanal é praticada com currais de pesca, existe também a tradição na pesca de espinhel.

Local de desembarque do pescado – O desembarque do pescado é realizado ao longo do dia de forma precária no Trapiche Municipal da Vila 40 do Mocooca.

Infraestrutura de apoio à pesca – Com a dificuldade de conseguir gelo e a falta de infraestrutura de frio, na época da safra principal da pescada-gó o peixe é eviscerado, escalado, salgado e colocado em varais para secar nas ruas da vila.

Principais atividades econômicas – Além da pesca e agricultura familiar, os serviços de apoio ao turista têm se destacado como uma importante atividade econômica na Vila, principalmente nos períodos de férias e feriados. Serviços de hospedagem, restaurantes, transporte, travessia por embarcações para a Ilha de Maiandeua e quem vai de carro próprio, para seguir viagem até as comunidades da Ilha, tem a opção de deixar seu carro nos quintais de moradores da Vila, que têm sido adaptados para estacionamento.

Comercialização da produção – A comercialização do pescas é feita com o pescado em natura ou salgado de forma precária no Trapiche Municipal da Vila, na casa dos pescadores ou nas pequenas mercearias da Vila. O pescado é vendido para outras vilas no Município e alguns atravessadores, principalmente, na época da safra levam o pescado para outros município da região como Castanhal e Capanema.

Associações – A Associação de Pescadores e Barqueiros do 40 do Mocooca – ACPBM-UNIÃO, operando através do CNPJ 03.607.112/0001-01, foi fundada em 06/01/2000 e possui sua sede localizada em Vila do Quarenta do Mocooca, s/n, Centro, Maracanã – PA, CEP 68.710-000. Seu foco principal de atuação é de outras atividades associativas profissionais. Sua situação cadastral até o momento é “ativa” na Receita Federal.

Rolar para cima