comunidade
Vila de Algodoal
A vila pesqueira de Algodoal localizada na ilha de Maiandeua, pode ser acessada via fluvial, partindo do trapiche localizado na sede municipal, com percurso de cerca de três horas em embarcações ou pode ser acessada saindo da sede municipal via terrestre, percorrendo-se 36 km pela PA 127 e 24 km pela PA 395, entrando a direita, próximo a vila de Nazaré do Fugido no município de Magalhães Barata, percorrendo cerca de 31 km até a vila do 40 do Mocoóca, onde pode ser realizada a travessia em embarcações, percorrendo-se cerca de 30 minutos com desembarque na Vila de Algodoal. No entanto, o acesso mais conhecido se dá pelo Distrito de Marudá, no município de Marapanim, seguindo as PA 136 e PA 138, com travessias por via fluvial, com tempo estimado em 45 minutos.
Infraestrutura de apoio a comunidade – A Vila de Algodoal é a maior vila da ilha de Maiandeua e a que possui a melhor infraestrutura. Tem fornecimento de energia elétrica mantido pela Equatorial Energia. Abastecimento de água é realizado por meio de poços artesianos. Unidade de Saúde da Família Vila de Algodoal. Escola Municipal de Educação Fundamental (Professora Maria de Lourdes Ferreira).
Atividade Pesqueira – A pesca artesanal é praticada com currais de pesca, existe também a pesca com redes de emalhar e coleta manual de caranguejo.

Fonte: PEAVEP-PA
Local de desembarque do pescado – O desembarque do pescado ocorre na praia ao lado do Terminal Hidroviário da Vila de Algodoal.

Fonte: Google

Fonte: PEAVEP-PA
Principais atividades econômicas – Atualmente, sua economia gira em torno do turismo massificado por conta dos períodos de alta temporada na região, ocorridos nos meses de janeiro, abril, julho, e dezembro e da pesca, principal fonte de subsistência da comunidade. Apesar de haver um crescimento significativo da atividade turística na região ao longo dos anos, apenas uma pequena parcela dos moradores tem essa atividade como fonte de renda, tendo em vista que a pesca e a agricultura ainda estão entre as principais atividades econômicas da ilha de Maiandeua.
Comercialização da produção – O pescado é comercializado em natura sendo vendido para os moradores na própria comunidade e para os hotéis, pousadas, bares, restaurantes e barracas de praia que atendem aos turistas e visitantes.
Associações – A Associação Comunitária dos Pescadores Artesanais da Vila de Algodoal – ACPAVA, operando através do CNPJ 02.368.526/0001-54, foi fundada em 17/02/1998 e possui sua sede localizada Travessa Progetada, nº 5, Passagem Vila Nova, Centro, Maracanã – PA, CEP 68.710-000. Seu foco principal de atuação é de atividades de associações de defesa de direitos sociais. Sua situação cadastral até o momento é “inapta” na Receita Federal.