comunidade
Vila de São Roberto
A Vila São Roberto é uma pequena comunidade a margem do rio Caripi que é o maior afluente do rio Maracanã e banha ainda algumas localidades como Santa Maria e Boa Esperança. A Vila fica distante cerca de 15,5 km da sede do município com acesso seguindo pelas rodovias PA 127 em seguida entrando num ramal em Sitio Bom Jesus, em uma viagem com duração aproximada de 20 minutos.
Infraestrutura de apoio a comunidade – A Vila tem fornecimento de energia elétrica mantido pela Equatorial Energia. Cartório Serventia da Vila de São Roberto realiza serviços de Registro Civil de Pessoas Naturais, Registro de Interdições e Tutelas. EMEIF – Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (São Roberto).
Atividade Pesqueira – Realizada com redes de emalhar em pequenas embarcações com motor de rabeta. Os motores assim como os apetrechos de pesca são retirados da embarcação e guardados, pelos pescadores, assim que chegam da viagem.

Fonte: PEAVEP-PA
Local de desembarque do pescado – O desembarque de pescado é feito no Trapiche da Vila. O trapiche foi reformado no final de 2024, contudo a reconstrução não chegou até o canal do rio Caripi.

Fonte: Google

Fonte: PEAVEP-PA
Infraestrutura de apoio à pesca – A
Principais atividades econômicas – As principais atividades produtivas desenvolvidas pelas comunidades são: agricultura, extrativismo (a pesca de peixe que é considerada a principal atividade econômica) e extrativismo vegetal. Todas as atividades mencionadas são basicamente de subsistência, apenas o excedente é comercializado, porém com retornos financeiros baixos. Existe é a criação de animais de pequeno porte exclusivamente para o consumo familiar. Há também em pequeno número as atividades ligadas ao comércio (bar, padaria, venda de alimentos, etc.) e ao funcionalismo público.
Comercialização da produção – O pescado é comercializado em natura ou salgado, sendo vendido para os moradores na própria comunidade, nas comunidades próximas e na sede do município. O pescado mais comercializado – pescada gó (Macrodon ancylodon), arraias, bagres, serra (Scomberomous brasiliensis), bandeirado (Bagre marinus).