comunidade
Vila do Marco
A Vila do Marco é uma pequena comunidade pesqueira nas proximidades da Praia do Marco na ilha do mesmo nome, localizada na baía de Maracanã, com acesso por embarcação a partir da sede do Município. A Vila fica distante cerca de 167 km da sede do Município com acesso seguindo pelas rodovias PA 127, PA 428, PA 324 e PA 124, em viagem com cerca de três horas de duração até a Vila da Marieta em seguida um percurso caminhando aproximadamente dois km ate a Vila do Marco.
O nome de Vila do Marco se deu em decorrência de um “marco” ou monumento de pedra deixado pelos espanhóis que, ao chegarem ao município de Maracanã em 1622, estiveram na Ilha, e construíram um monumento demarcatório, sinalizando 50 léguas da Costa Ocidental do rio Turiaçu no Maranhão, limites de uma pretensa capitania Hereditária.
Infraestrutura de apoio a comunidade –
Atividade Pesqueira – A atividade pesqueira tem característica artesanal. As principais fontes pesqueiras são os rios Maracanã e baía de Maracanã. Os apetrechos mais utilizados são tarrafa, puçá de arrasto e pequenas embarcações. A produção mensal depende dos períodos de safra e entressafra. O período de safra que inclui os meses de março, abril, maio, junho e julho. A entressafra começa em agosto e termina em fevereiro.
Local de desembarque do pescado – O desembarque de pescado é feito na praia da Vila.

Fonte: Google

Fonte: Ícaro Gomes
Infraestrutura de apoio à pesca – A
Principais atividades econômicas – As principais atividades produtivas desenvolvidas pelas comunidades são: agricultura, extrativismo (a pesca de peixe que é considerada a principal atividade econômica) e extrativismo vegetal. Todas as atividades mencionadas são basicamente de subsistência, apenas o excedente é comercializado, porém com retornos financeiros baixos. Existe é a criação de animais de pequeno porte exclusivamente para o consumo familiar.
Comercialização da produção – O pescado é comercializado em natura ou salgado, sendo vendido, nas comunidades próximas e na sede do município. O pescado mais comercializado – pescada gó (Macrodon ancylodon), arraias, bagres, serra (Scomberomous brasiliensis), bandeirado (Bagre marinus).