comunidade
Salvaterra (sede), Porto dos Botes, Porto do Guajará
O município de Salvaterra está localizado no estado do Pará, com uma área territorial de 918,563 km². Pertence a região de integração do Marajó e está inserido na mesorregião Marajó e microrregião do Arari e na região geográfica intermediária de Breves e na região imediata de Soure – Salvaterra.
O Município está localizada a margem da Baia do Marajó, com rio Paracauari. Salvaterra limita-se ao norte com o município de Soure, separando os dois municípios, o rio Paracauari. Ao nordeste a leste pela Baia do Marajó. Ao sul, sudeste e oeste, pelo município de Cachoeira do Arari, separando os dois municípios, o rio Camará e rio São Miguel.
Bacia hidrográfica – O município de Salvaterra é constituído pelo rio Paracauari, o qual serve de limite, em grande parte, ao norte, com o município de Soure, e corre no sentido oeste-leste. Segue seu curso apresentando meandros, principalmente, a alguns quilômetros da foz. Seu maior afluente é o rio São Macário, além do rio Nazaré e o rio Mangueira. O rio recebe uma série de afluentes, mas apenas os da margem esquerda pertencem ao município de Salvaterra, entre eles, o rio Miguel, o rio Vale do Rosário e outros. Seguindo para a baía do Marajó, aparecem os rios Condeixas e Jubim e os Igarapés das Cobras, Água Boa e Caruana.
Acesso a localidade – O acesso a partir de Belém pode ser feito de avião, por embarcação lancha, navio ou balsa diretamente do Distrito de Icoaraci cerca de 20,4 km do centro de Belém para Salvaterra desembarcando no Porto do Camará e seguido de um percurso rodoviário de 26,4 km até a sede do município. O Município é servido pela Rodovia estadual PA-154 – Transmarajoara, que o corta, permitindo a integração intermunicipal.
Infraestrutura de apoio a comunidade – Abastecimento de água: Canalizada de poço pela COSANPA. Serviços de energia elétrica. Serviços de coleta lixo: Não seletiva. Serviços de comunicação: Acesso à internet, telefonia móvel e fixa. Agência dos Correios. Rádio. Delegacia de Polícia Civil de Salvaterra. Polícia militar 5ª CIPM. Cartórios. Hospital Municipal Dr. Almir Gabriel. Farmácias. Sistema Educacional com ensino fundamental, médio e superior. Serviços Bancários. Serviços mecânicos. Postos de combustíveis. Mercado Municipal de Salvaterra. Serviços de hoteleira. Estádio Municipal de Salvaterra – Lisboão.
Atividade pesqueira, frota e artes de pesca – Na Ilha do Marajó a atividade pesqueira obedece a um calendário anual de safra e entressafra. Os meses de chuva na região marcam o período de entressafra, é quando os pescadores realizam suas práticas nos rios próximos à sua comunidade em virtude da Lei do Defeso. Quando as chuvas estiam, geralmente no mês de maio, começa a safra, período destinado a captura do pescado através de canoas e barcos que coletam toneladas de peixes a fim de servir como alimento e fonte de renda para os pescadores e abastecimento do mercado regional.
A pesca no município de Salvaterra é artesanal e tem importante fonte de alimentação e sustento para a população local. No período de abril de 2022 a agosto de 2024 foram monitorados os portos das Vilas de Cururu, Joanes, Jubim, Passagem Grande, São João e Praia dos Pescadores (Trapiche) com o objetivo de caracterizar a pesca, frota, apetrechos de pesca, espécies e produção desembarcada. A frota é constituída de embarcações de pequeno porte: Canoa a vela (CAN) (25,39%) e Canoa motorizada (CAM) (66%), Barco de Pequeno Porte (BPP) (3,40%), Barco de médio Porte (BMP) (0,14%) e 5% não usa embarcações. Os apetrechos de pesca utilizados pelos pescadores são redes de emalhe (douradeira, pescadeira, serreira, gozeira), armadilha curral de pesca, tarrafa e pesca manual (catadores). No período de estudo foi monitorado 2.206 desembarques. Um total de 49 espécies desembarcam, sendo as famílias Sciaenidae e Ariidae apresentam o maior número de espécies de peixes capturadas, sendo as mais abundantes pescada-gó, bandeirado, corvina e caranguejo e sarnambi. A produção amostrada nesse período foi de 215.008 kg de pescado, sendo os meses com maiores produções amostradas foram dezembro de 2023 e janeiro de 2024 com 19.521 kg e 19.752 kg respectivamente. As artes de pesca com maiores produções amostradas foram a rede de emalhar pescadeira com 5.052,8 kg e a pesca manual de caranguejo com 1.765,50 kg.
Locais de desembarque do pescado – Na sede do município o desembarque do pescado é realizado na Praia dos Pescadores na margem do rio Paracauari também denominada de Porto dos Botes ou Porto da Colônia. Este desembarque ocorre ao longo do dia de forma precária em vários pontos da praia. A Praia dos Pescadores, localizada no centro urbano, possui água salobra, areia grossa e amarelada e vegetação típica da região. Essa praia é o local onde pescadores costumam deixar suas embarcações após a pescaria. Possui uma extensão de 200m e, por estar às proximidades do centro urbano, o acesso dá-se a pé ou de automóvel.

Fonte: Google

Fonte: PEAVEP-PA
Praia do Portinho – localizada próximo do Porto dos Botes, local frequentado por turistas e onde ocorrem desembarques ocasionais de pescado.

Fonte: Google

Fonte: PEAVEP-PA
O Porto do Guajará fica localizado no Bairro do Caju na margem do Igarapé do Guajará e conta com um trapiche e atividades de apoio como carpintaria naval, serviços de calafetagem, manutenção de apetrechos de pesca e mecânico de motores.

Fonte: Google

Fonte: PEAVEP-PA

Fonte: PEAVEP-PA
Infraestrutura de apoio a pesca – A sede do município não conta com uma infraestrutura especializada para a atividade pesqueira, a rampa nas proximidades da Praia dos Pescadores é de utilidade geral tanto para embarque e desembarque de passageiros quanto para mercadorias e do pescado. A rampa centenária, também conhecida como “Cais de Arrimo” foi construído pelos espanhóis no século XVII, por ocasião da união de seu país com Portugal para ignorar o Tratado de Tordesilhas que dividia as novas terras da América entre Portugal e Espanha.

Fonte: PEAVEP-PA
Local de comercialização de combustível para embarcações – A empresa Posto Pedro Henrique que tem como razão social Vaz Barros e Pena LTDA foi fundada em 27/10/2004. Com o nome de fantasia ALE, atua no segmento de Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores, com o CNPJ 05.768.261/0001-70, com situação cadastral “ativa” na Receita Federal. No mercado, a empresa está localizada no endereço Travessa Décima, nº 191, esquina com a Rua Cearense, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Fornece combustível para as embarcações pesqueiras que aportam nas proximidades do Porto dos Botes em Salvaterra.

Fonte: Google
Principais atividades econômicas – A principal atividade econômica do município é o setor agrícola, o abacaxi passou a ter papel de destaque na economia, tornando-se a cultura de maior expressão econômica de Salvaterra. Seguida pela pupunha, açaí, piquiá, sapotilha, mangaba, manga, muruci, graviola, bacuri, goiaba, cupuaçu e outras. Sem esquecer a cultura da mandioca que vem ganhando bastante destaque, sobretudo pela consolidação da agricultura familiar em algumas vilas do município.
Na pecuária, o gado bovino e bufalino de corte e leite é criado um sistema extensivo e semiextensivo que mantém um nível regular de exportação para a capital, mas principalmente garante o abastecimento local. A atividade pesqueira contribui expressivamente para o abastecimento local, no entanto, ainda é desenvolvida artesanalmente através de redes de emalhar, currais de pesca e pesca de anzol. O turismo que é desenvolvido em grande escala no período de alta temporada (janeiro, fevereiro, julho e dezembro), proporcionando uma fonte de recursos para a população.
Comercialização do pescado – O pescado no varejo é comercializado principalmente no novo Mercado Municipal no Complexo Municipal de Salvaterra, entregue em 09/05/2024, com dez boxes para comercialização do pescado, nove lojas, banheiros feminino, masculino e para pessoas com deficiência (PcDs), além de local para carga e descarga de mercadorias. No mercado o peixe é comercializado inteiro, eviscerado, filetado, salgado, o camarão fresco e salgado e o caranguejo vivo o pescado também é comercializado pronto para o consumo na feira ao lado do mercado. Algumas empresas e atravessadores comercializam o pescado no atacado pra outros municípios no Marajó, Belém e outros estados do Brasil.

Fonte: https://agenciapara.com.br/midias/2024/medias/18879_1a77a663-d633-4648-08e0-f76945e53416.jpg

Fonte: https://pbs.twimg.com/media/GNKHSmMXQAAO2nB?format=jpg&name=medium

Fonte: https://lh3.googleusercontent.com/p/AF1QipPXUHKig5YkBdEOady1Lc5ubhV0CaqM6H5gy9c-=s1360-w1360-h1020
Associativismo na localidade
A Colônia de Pescadores Z-2 de Salvaterra-PA, inscrita no CNPJ 05.141.452/0001-07, foi fundada em 17/01/1985 e está com a situação cadastral “ativa” na Receita Federal. Tem sua sede localizada na Alameda 29 de Junho, 2 – Centro, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Seu foco principal de atuação é de Atividades de associações de defesa de direitos sociais.

Fonte: PEAVEP-PA
Associação dos Pescadores Artesanais de Salvaterra – APAMS, fundada em 06/04/1999, opera com o CNPJ 03.077.017/0001-35, situação cadastral “inapta” na Receita Federal. Tem sua sede localizada na Alameda 29 de Junho, 12 – Centro, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Seu foco principal de atuação é de Atividades de associações de defesa de direitos sociais.
Associação de Pescadores e Aquicultores de Salvaterra – APAS, com CNPJ 37.764.033/0001-18, foi fundada em 01/07/2020. A sua situação cadastral “inapta” na Receita Federal e sua principal atividade econômica é atividades de associações de defesa de direitos sociais. Localizada na Terceira Rua, Bairro do Caju, Salvaterra – PA, CEP 68.860-00
Associação de Pescadores Artesanal Beira Rio da Vila de Jubim, com CNPJ 12.667.079/0001-98, encontra-se com a situação cadastral “inapta” na Receita Federal. Tem sua sede localizada na Rua Segunda, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Ela foi aberta em 29/09/2010 com a natureza jurídica de atividades de associações de defesa de direitos sociais.
Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar Pescadores e Pescadoras do Albino e Chácara – APRAFPAC, fundada em 14/01/2015, opera com o CNPJ 21.877.680/0001-04 e tem sua sede localizada na Comunidade Chácara, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Seu foco principal de atuação é de atividades de associações de defesa de direitos sociais. Encontra-se com a situação cadastral “ativa” na Receita Federal.
Associação de Pescadores (as) Artesanais Aqui-Cultores Extrativistas (Coletores) dos Lagos e Rios de Salvaterra – ASPAES, fundada em 24/01/2013, opera com o CNPJ 22.504.851/0001-04 e tem sua sede localizada na Rodovia PA-154, s/n, entre 7 e 8 ruas, bairro Marabá, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Seu foco principal de atuação é de atividades de associações de defesa de direitos sociais. Encontra-se com a situação cadastral “ativa” na Receita Federal.
Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Rio Paracauari – ASPRIP, CNPJ 14.233.177/0001-42. Com sede na Passagem São Verissimo, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Foi fundada em 14/12/2010. A sua situação cadastral é “inapta” na Receita Federal e sua principal atividade econômica é de atividades associativas não especificadas anteriormente.
A empresa APQIMSPG de CNPJ 21.951.958/0001-38, fundada em 19/08/2014 e com razão social Associação dos Pescadores e Quilombolas da Ilha do Marajó, Salvaterra, Vila de Passagem Grande, está localizada na Vila Passagem Grande, s/n, Passagem Grande, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Sua atividade principal é de atividades associativas não especificadas anteriormente. Sua situação cadastral até o momento é “ativa” na Receita Federal.
Associação dos Pescadores e Aquicultores da Comunidade Quilombola de Bairro Alto do Município de Salvaterra – ASPEQBAS, com o número de CNPJ 13.282.968/0001-08, foi fundada em 01/02/2011. A sua situação cadastral encontra-se “ativa” na Receita Federal. O negócio está cadastrado na atividade econômica outras atividades associativas profissionais e atividades de associações de defesa de direitos sociais. Está localizada na Comunidade Quilombola de Bairro Alto, Bairro Alto, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000.
Associação de Pescadores e Moradores da Comunidade Quilombola de Mangueiras – APMCQM, opera com o CNPJ 22.781.849/0001-82, foi fundada em 22/04/2015 e tem sua sede localizada na Vila de Mangueira, s/n, Centro, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Seu foco principal de atuação é de atividades de associações de defesa de direitos sociais e a sua situação cadastral encontra-se “ativa” na Receita Federal.
A empresa APAPRMD de CNPJ 13.396.180/0001-14, fundada em 01/03/2011 e com razão social Associação de Pescadores Artesanais e Produtores Rurais de Mãe de Deus, está localizada na Rodovia PA-154, nº 54 Vila Mãe de Deus, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Sua atividade principal é de atividades de associações de defesa de direitos sociais. Sua situação cadastral até o momento é “ativa” na Receita Federal.
Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Pescadores Artesanais Aquicultores e Extrativistas do Município de Salvaterra – AQUIPESCA, fundada em 18/12/2014, opera com o CNPJ 21.872.018/0001-53 e tem sua sede localizada na Rua 1, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Seu foco principal de atuação é de atividades de associações de defesa de direitos sociais. Encontra-se com a situação cadastral “ativa” na Receita Federal.
Associação Mista de Pescadores Artesanais, Aquicultores e Agricultores da Comunidade Pardicarvalho – AMPASA, com o número de CNPJ 12.529.049/0001-15, foi fundada em 02/09/2010. A sua situação cadastral encontra-se “inapta” na Receita Federal. O negócio está cadastrado como atividades de associações de defesa de direitos sociais. Está localizada na Sétima Rua, nº 231, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000.
Associação Agrorural e Pesca Artesanal de Salvaterra – AARPAS, opera com o CNPJ 23.559.075/0001-02 e tem sua sede localizada na Rodovia PA-154, km 30, Salvaterra – PA, CEP 68.860-000. Seu foco principal de atuação é de atividades de associações de defesa de direitos sociais. foi fundada em 13/10/2015 e sua situação cadastral encontra-se “ativa” na Receita Federal.