comunidade
Vila de Monsarás
Vila de Monsarás – Foi na Vila de Monsarás (Comarca da Ilha do Marajó) que se localizou a primeira sede de Salvaterra, lugar esse onde os pioneiros se instalaram e construíram a primeira igreja do município, assim como o bloco da casa residencial e escola.
Infraestrutura de apoio a comunidade – Posto de Saúde de Monsarás. Igreja Nossa Senhora do Rosário. Coleta de lixo. Escola Municipal Monsarás com ensino infantil e fundamental.
Atividade pesqueira, frota e artes de pesca – A pesca em Monsarás é desenvolvida durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, 6 horas, 12 horas e até 24 horas por dia. Estima-se em cerca de 40 pescadores em exercício no Distrito de Monsarás. Os tipos de modalidades utilizadas para a captura do pescado são o espinhel, a rede e o curral de pesca e as espécies de maior valor e as mais capturadas são a pescada amarela (Cynoscion acoupa) e a dourada (Brachyplatystoma rousseauxii). A frota pesqueira é composta em sua maioria por barcos e canoas motorizada com capacidade máxima entre 200 kg a 3500 kg.
Comercialização do pescado – a produção do pescado é comercializada dentro da própria Vila diretamente ao consumidor e com o atravessador, do qual é responsável por vender o pescado principalmente no mercado do Ver-o-Peso, em Belém. Os pescadores que comercializam o pescado com o atravessador não possuem recursos financeiros e ou barcos próprios equipados com urna de gelo e aqueles que comercializam o pescado no Ver-o-Peso têm embarcações apropriadas para esse tipo de transporte.
Local de desembarque do pescado – O desembarque do pescado é realizado ao longo do dia de forma precária no atracadouro (trapiche) no Igarapé dos Pescadores, do qual as canoas e embarcações de pequeno e médio porte partem para a pesca em direção à Baía do Marajó. No local também tem um galpão para serviços de carpintaria naval.

Fonte: Google

Fonte: PEAVEP-PA

Fonte: PEAVEP-PA