Vila do Pesqueiro – A comunidade do Pesqueiro está situada na Reserva Extrativista Marinha de Soure, Marajó-PA, nas proximidades da foz igarapé do Pesqueiro, se distancia aproximadamente 9 km do centro de Soure e O acesso é feito por via rodoviária pavimentada PA 154. Em 2015 a comunidade foi estimada por ser constituída por aproximadamente 110 famílias, sendo caracterizada por suas práticas extrativistas, sobretudo a pesca. (62)

Infraestrutura de apoio à comunidade – A Vila do Pesqueiro possui igreja católica e evangélica, escola de ensino fundamental, posto de saúde e centro comunitário. Há energia elétrica e os moradores dispõem de água encanada atendida pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA). Conta com coleta e destino de lixo e meios de comunicação.

Atividade pesqueira – Os pescadores da Vila utilizam embarcações, canoas ou cascos, rabetas, barcos a motor, montarias e através delas percorrem o ano todo por diversas localidades dentro da Resex de Soure como a Zona Costeira, Ponta Fina, Ilha dos Machados, Dunas Mexiana, Pépua, Cambú, Ganhoão, os igarapés do Cajuuna, Araruna, Maguinho, as praias e os manguezais locais. (68)

Pratica-se a pesca utilizando os apetrechos: tarrafa usadas nos igarapés e praias de suas localidades; pesca de curral, construídos pelos próprios pescadores e utilizados nos arredores das áreas de manguezais; redes de emalhar, da forma tradicional e sendo também usadas na pesca de rabiola, onde são colocadas estiradas em estacas fincadas nas áreas das praias, armadas em momentos de marés baixas para o aprisionamento dos peixes, em especial tainha e pratiqueira. Para a pesca do camarão regional Macrobrachium amazonicum é utilizado o matapi e para captura do camarão pitu Macrobrachium carcinus usam o puçá. Capturam o siri (Calinectes sp.) com o puçá aos arredores de igarapés e este serve basicamente ao consumo familiar. O caranguejo Uçá (Ucides cordatus) é capturado com técnicas que não são consideradas predatórias de acordo com a legislação vigente. Levam consigo para as capturas a cesta, confeccionadas com palha de inajá, a pera, para acomodar o caranguejo, utilizam uma espécie de arame grosso designado como gancho e um cavador, construído de madeira que serve para enfiar nos locais do mangue onde se encontram os caranguejos para provocar a saída dos mesmos. O caranguejo é considerado com um dos principais recursos de extração da Resex de Soure que fornece bases tanto para o consumo familiar quanto para comercialização. (68)

Locais de desembarque do pescado – Os desembarques são realizados em uma pequena enseada na praia dos Pescadores em frente a Vila na foz do rio Andiroba. Na costa leste da Ilha do Marajó, onde está localizada a Vila, os processos naturais de erosões marinhas são fenômenos constantes os quais modificam constantemente a área e consequentemente o local de desembarque na praia principalmente nos períodos de grandes cheias dos rios.

O canal de maré do rio Andiroba (00°39’09.07″S – 48°29’27.98″W) está localizado na praia dos Pescadores e é utilizado principalmente pelos moradores da Vila do Pesqueiro, localizada na praia, para pesca e transporte, além de possuir algumas moradias em suas margens. Apresenta comprimento em linha reta de aproximadamente 4 km, e largura máxima na desembocadura aproximadamente 1,5 km. Suas margens são cobertas principalmente por vegetação de mangue e várzea.

Atividades econômicas desenvolvidas – A principal atividade econômica dos moradores da Vila é a pesca, catação de caranguejos, siris e mariscos em geral, juntamente com a extração de produtos de origem vegetal como o palmito de açaí (Euterpe oleracea), a mandioca (Manihot utilíssima), o óleo da semente de andiroba (Carapa guianensis) e o turismo.

Comercialização da produção – O pescado é comercializado in natura sendo vendido para os moradores na própria comunidade e para os bares, restaurantes e barracas de praia que atendem aos turistas e visitantes.

Associativismo na localidade – Na comunidade existe a organização social – Associação das Mulheres do Pesqueiro ASMUPESQ, fundada em 07/08/2002, opera com o CNPJ 05.232.844/0001-81 e tem sua sede localizada na Vila do Pesqueiro, Soure – PA, CEP 68.875-000. Seu foco principal de atuação é de atividades de associações de defesa de direitos sociais. Encontra-se em situação cadastral “inapta” na Receita Federal desde 13/08/2024.

Rolar para cima